sábado, 26 de outubro de 2013

Leve-se

Há tempos não posto nada aqui, mas hoje deu vontade. Acordei com aquela estranha sensação de que há coisas não podem ficar guardadas. Daí fui lá e desabafei tudo com o papel. Deu nisso aqui.


Leve-se

Para uma vida mais leve, procuro me manter afastada de dois tipos de pessoas especialmente: as que são levianas com o amor e as que não tomam partido. Desconfie de quem diz "eu te amo" com a mesma facilidade que diz "vou ali escovar os dentes".

O amor é um sentimento que vem devagarinho, vem buscando espaço, não chega chegando. O amor coloca o pezinho primeiro pra ver se o chão é firme, pra ver se pode pisar ou não. E depois que pisa, xiiii!! Não "arranca" mais o pé.

Amor não nasce sem amor. Não floresce se o outro não germina. Não surpreende quando posto em palavras, nem precisa de palavras pra ser posto. Amor não vem e vai. Amor vem.

Amor não tem resposta. Não é como "obrigada-de nada", "saúde-amém". Quem diz "eu te amo" não espera ouvir de volta "eu também". Amor não alimenta ego. Amor é tão simples, tão jeca, que me sinto até besta de ficar aqui tentando traduzir amor.

Mas uma coisa é certa. Desconfie de quem tira amor da cartola. E se afaste também dos "amigos"  sem partido.

Nessa vida, eu escolhi ter poucos amigos a ter um montão acampado na divisa do "vai ou racha". Amigo que é amigo tem partido. Partido do "amigo é pra essas coisas".

Amigo que é amigo compra de tudo na sua mão: de rifa de formatura a briga de cachorro grande.

Amigo nunca pisou em cima do muro pra ver como é, tampouco tem talento pra equilibrista. Não escolhe entre um lado ou outro. Tem um só lado que é o do seu lado. E pronto.

Nunca vi ninguém mudar de time, como também nunca vi ninguém dizer que torce pro Galo e pro Cruzeiro, pro Flamengo e pro Fluminense. Amigo não fica dividido, não tem pena do inimigo, não precisa ouvir as duas partes pra tomar uma posição. E amigo é juiz, por acaso? Amigo é o sujeito mais parcial que existe. E ainda bem que é assim.

Se você precisa dizer a um amigo o que ele deve fazer, então é bem provável que esteja comprando gato por lebre, colega por amigo, inimigo por camarada.

Pra uma vida mais leve, mantenha-se longe de quem oferece a amizade como num contrato cheio de ressalvas. Cuidado com as promoções com muitas letras miúdas no final. Cuidado também com os atestados de amor incondicional.  Não aceite leviandade, nem seja leviano com o amor.

No mais, vá levando. E você vai ver que, de repente, tudo na vida vai ficar muito mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário